Dificuldades de aprendizagem

Olá, tripulante! Como está sendo sua viagem? Esperamos que muito boa!

Agora que você já conhece alguns caminhos do Universautista, vamos nos aventurar em novos percursos? Ao olhar para esse horizonte de possibilidades, avistamos uma pergunta de Atenas, a cadelinha sabida, que está curiosa para descobrir algo que talvez você também já tenha se perguntado: como é o processo de aprendizagem das pessoas com autismo?

Dr. Espectrum esclarece: as pessoas com autismo têm um grande potencial para aprendizagem! Ainda que existam algumas condições que podem dificultar os processos de aprendizagem, é possível que estas pessoas desenvolvam diversas habilidades, competências e adquiram conhecimentos por meio de uma estimulação cognitiva e acessibilidade adequadas.

Para isso, é preciso estar atento a questões específicas que podem se manifestar nos processos de aprendizagem, ,muitas inclusive que já discutimos anteriormente, como a dificuldade em interagir socialmente; limitação ou ausência da fala para se comunicar e expressar; reações anormais aos estímulos e sensações (disfunção tátil); tempo curto de concentração; inflexibilidade com relação a rotina; entre outros comportamentos e distúrbios que podem afetar o desenvolvimento do estudante na realização de atividades físicas, cognitivas, sociais e linguísticas.

Tais características, somadas a um ambiente escolar repleto de desafios sensoriais e organizacionais, como a fragmentação de conteúdos didáticos; abstração do conhecimento; metodologias inflexíveis; múltiplos estímulos ocorrendo no mesmo tempo, entre outros elementos, podem desencadear reações de desconforto e estresse para os estudantes autistas.

Outro fator que complica este processo, é a falta de conhecimento popular sobre o autismo, pois neste contexto, infelizmente ainda é comum que os profissionais da escola não conseguem notar as particularidades do estudante, o que acaba dificultando sua adaptação e desenvolvimento no ambiente, podendo assim, causar prejuízo em seu desempenho escolar.

No entanto, como nos lembra o astronauta Apólo, há várias possibilidades para contornar os desafios e proporcionar um ambiente estimulante para os estudantes com autismo! A apropriação de afinidades e assuntos de interesse do estudante é uma estratégia bastante eficaz para criar momentos em que é possível atrair a atenção do estudante; estimular a participação e comunicação com seus pares; promover a conexão de vínculos afetivos; bem como, desenvolver mais profundamente um assunto ou objetivo a ser desenvolvido de acordo com o planejamento pedagógico. Cabe ressaltar, que a importância do conhecimento sobre o autismo possibilita a realização de adequações e estratégias para garantir a acessibilidade e participação com equidade de oportunidade do estudante no ambiente escolar.

Alguns exemplos são: a realização de um PEI (Plano Educacional Especializado) que valorize as potencialidades, reconheça as dificuldades do estudante e respeite seu direito a aprendizagem; adaptação das atividades e/ou flexibilização de prazos e tempos de entrega; oferta de momentos voltados para regulação sensorial (quando necessário); elaboração de diferentes estratégias para alcançar um objetivo (uso de recursos diferenciados/ repetição); apresentação antecipada de ações a serem feitas (para diminuir ansiedades e expectativas); valorização das ações concluídas e celebração das conquistas alcançadas pelo estudante; entre outras possibilidades, que visam promover acolhimento, engajamento e reconhecimento ao envolvimento do estudante em diferentes contextos e situações vivenciadas no ambiente educativo.

Nesta breve explanação deu pra perceber que as pessoas com autismo podem aprender e se desenvolver ao longo de toda sua vida, independente das dificuldades a serem superadas, certo? Portanto, cabe às pessoas designadas a acompanhar seu desenvolvimento experimentarem diversas técnicas para incentivar a participação e evolução dos autistas, acreditando em seu potencial e permitindo que alcancem o melhor de si mesmas. Esperamos que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre esse tema, e que sua curiosidade continue lhe acompanhando, pois nossa viagem ainda tem muitas paisagens a serem desbravadas… até breve!

Kátia Vargas e Cláudia Iara Vetter

Entre em Contato

Categorias

plugins premium WordPress